EnglishPortugueseSpanish

1º Festival Saberes e Sabores Caiçara começa nesta quarta em Caraguatatuba

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Com o objetivo de valorizar, promover e difundir as tradições artesanais e culinárias locais, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza o 1º Festival Saberes e Sabores Caiçara, que reunirá cultura, gastronomia e música de 20 a 23 de abril na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, sempre das 12h às 22h.

A proposta também é contribuir para o desenvolvimento econômico municipal, reunindo empreendedores, culinários, artesãos e artistas da cidade, os quais terão a oportunidade de apresentar seus produtos em estandes, food trucks e outras áreas de exposição. O evento contará ainda com ambientes temáticos como a Casa Caiçara e o Espaço Kids.

#PraCegoVer: Equipe da Fundacc trabalha na montagem de Casa Caiçara, na Praça da Cultura (Foto: Luís Gava/PMC)

Entre os itens que serão comercializados no Saberes e Sabores Caiçara estão petiscos e refeições à base de peixe e frutos do mar, bebidas artesanais como cervejas e destilados, temperos, doces diversos, além da venda e exposição de produtos produzidos por produtores rurais, ceramistas e artesãos do município.

A abertura oficial do festival será às 19h30 do dia 20, com o João Carlos Oliveira, conhecido como João Caiçara, do Restaurante Caiçara’s. Em aula-show, o chefe irá preparar duas receitas especiais com produtos cultivados localmente. Os pratos serão ‘caponata de berinjela japonesa’ e o tradicional ‘marisco lambe-lambe’, com mexilhões da Fazenda Marinha da Cocanha.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o festival é um brinde a tudo de bom que a cidade produz com excelência e que deve ser visto e prestigiado por moradores e turistas. “Esse evento é um presente para celebrar os 165 anos de Caraguá, nos lembrando das tradições e da força do povo caraguatatubense”, destacou.

O prefeito Aguilar Junior reforçou a ideia de sempre ter um evento no município, especialmente no período de baixa temporada, como forma de fomentar as atividades para o setor. “Serão pelo menos dois eventos esportivos e dois turísticos por mês com essa finalidade”.

A atração cultural do Saberes e Sabores Caiçara terá uma agenda especial com shows musicais, dentro da programação realizada em comemoração aos 165 anos da cidade. Todos os dias, o público poderá conferir apresentações de bandas e músicos locais e da região, dos mais variados estilos e para todos os gostos.

Confira a programação musical:

20/04 (quarta-feira)

18h – Thais Kiwi | Zé Andrade | Peddro Henrique

21/04 (quinta-feira)

19h – Lua & Rodrigo | Zamba

22/04 (sexta-feira)

19h – Conexão Túnel do Tempo

23/04 (sábado)

19h – Choro Cinema Mudo | Projeto Difusa | The Dukes

1° Festival Saberes e Sabores Caiçaras
Data: de 20 a 23 de abril
Horário: das 12h às 22h
Abertura oficial: quarta-feira (20) – às 19h30
Local: Praça da Cultura (Avenida da Praia) – Centro

Veja as últimas notícias