EnglishPortugueseSpanish

31ª Festa do Divino Espírito Santo começa nesta sexta em Caraguatatuba

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Começa nesta sexta-feira (29), a 31ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, em celebração ao padroeiro da Catedral Diocesana de Caraguatatuba, localizada no bairro Indaiá. A festividade tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O tema religioso da festa é “O sopro do Divino, a esperança se renova”.

#PraCegoVer: Membros da Congada do Divino Espírito Santo, vestidos a caráter, posando com típica da manifestação cultural e religiosa (Foto: Divulgação/Diocese de Caraguatatuba)

A parte social do evento religioso será realizada durante os próximos cinco fins de semana, sempre de sexta-feira a domingo, iniciando com a Santa Missa às 19h30. A programação vai até meia-noite, incluindo quermesse, com a venda de comidas típicas como bolinho caipira e pastel, além do Show de Prêmios, que oferece eletrodomésticos, eletroeletrônicos e dinheiro entre R$ 200 e R$ 10 mil.

O encerramento da programação ocorrerá no dia 5 de junho, domingo de Pentecostes, com o tradicional Desfile da Cavalaria, que terá concentração a partir das 8h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, e saída do local às 10h. O percurso deve seguir até a Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá. O público também poderá acompanhar a cavalgada em Passeio Ciclístico.

#PraCegoVer: Membros da Igreja Católica durante celebração religiosa na Catedral Divino Espírito Santo (Foto: Divulgação/Diocese de Caraguatatuba)

Após chegarem à Catedral,  os festeiros procedem com levantamento da Bandeira do Divino (mastro votivo). Em seguida, tem a partilha de alimentos, quando será servido o almoço, o tradicional afogado, ao som de cantorias e apresentações de grupos folclóricos de Caraguatatuba, enlaçando a cultura popular com religiosidade.

Segundo o pároco da Catedral, padre Vladimir Ferreira Coelho, a festa é uma das mais tradicionais da região. “Nossa Igreja também comemorará a volta da festa presencial lançando no mês de maio um informativo mensal próprio da Catedral. A Coroa do Divino, celebração de sete dias, será de 30 de maio a 5 de junho. Venha celebrar conosco os sete dons do Divino e festejar essa festa bonita e conhecida”, ressaltou.

Serviço

31ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

Abertura da festa com missa, quermesse e show de prêmios
Data: a partir de sexta-feira (29 de abril), 19h30
Local: Catedral Divino Espírito Santo
Endereço: Avenida Amazonas, 1.665 – Indaiá

Desfile da Cavalaria do Divino Espírito Santo e passeio ciclístico
Data: domingo (5 de junho), com concentração às 8h
Local: saída da Praça da Cultura (Avenida da Praia) – Centro

Informações: (12)3887-2982

Veja as últimas notícias