EnglishPortugueseSpanish

Caraguatatuba integra Observatório Regional do Turismo para mapeamento do setor

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

O Observatório do Turismo de Caraguatatuba ganhou um importante reforço no levantamento da estrutura voltada ao turismo na cidade. O projeto, iniciado em fevereiro de 2021, passa a contar com o suporte do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio de acordo de cooperação mútua com o Circuito Litoral Norte (CLN).

A iniciativa da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria de Turismo, agora integra o Observatório Regional do Turismo, que teve o seu pré-lançamento realizado nesta quinta-feira (24) pelo CLN. O objetivo é monitorar a atividade turística nas cinco cidades integrantes do Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto, além de Caraguatatuba, pelos municípios de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

#PraCegoVer: Funcionário da Secretaria de Turismo está sentado e à sua frente está um computador (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo o consórcio, a Região Turística é a primeira do Estado a fazer essa integração para coleta e interpretação de dados do setor e pretende garantir o alinhamento de indicadores para a tomada de decisão do trade e do poder público. “Com o Observatório Regional, o Litoral Norte ganha uma importante e inédita ferramenta, que possibilitará o monitoramento de dados e o planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo na região”, destacou o presidente do CLN, Caio Matheus.

O mapeamento inclui informações como taxa de ocupação mensal, previsão semanal, valores de diária média, fluxo de visitas em atrativos, movimento de bares e restaurantes, além de avaliação de turistas nas redes sociais e dados do setor público. Entre os números mais atualizados, destacam-se, por exemplo, as taxas de ocupação de janeiro e fevereiro de 2022, de 68% e 60%, respectivamente, superando todos os meses do segundo semestre de 2021.

“Essa é mais uma etapa da parceria entre a Setur-SP e o Circuito Litoral Norte, iniciada em 2019. Vimos com ações de estruturação,  como a proposta das Rotas Cênicas e a entrega da Rota Gastronômica, de promoção,  com a participação em feiras nacionais e internacionais e a criação da marca para a região, e agora chegamos aos indicadores, que mostrarão a importância do Turismo e a evolução do trabalho, ajudando na elaboração de proposta para o desenvolvimento local”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.

Para a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, “o conjunto de dados apurados pelo novo Observatório será importante no desenho de políticas públicas e ações planejadas pelas secretarias envolvidas neste projeto. Já as pesquisas realizadas junto ao trade, nos ajudarão a delinear melhorias em prol do turismo para que este seja cada vez mais responsável e profissional, além de gerar resultados ainda melhores para a nossa cidade”.

Os municípios, após capacitação e treinamento, serão responsáveis pela coleta das informações, o consórcio coordenará o fluxo e a quantidade de informações e o CIET ficará responsável pela avaliação, consolidação e publicação dos dados na plataforma www.turismo.sp.gov.br/circuito-litoral-norte-indicadores-de-desempenho-do-turismo.

Veja as últimas notícias