EnglishPortugueseSpanish

Caraguatatuba renova participação no Mapa do Turismo Brasileiro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

A cidade de Caraguatatuba se consolida cada vez mais como um importante destino turístico. Isso porque, na última sexta-feira (29), o município obteve a renovação da certificação como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur).

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o qual reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor de cada uma das 335 regiões turísticas do país.

Para fazer parte da iniciativa, o município atendeu a diferentes requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo MTur, dentre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, assim como ter empresas e trabalhadores registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

No Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMapa), a gestão municipal também inseriu documentos para comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo e de uma instância de governança regional no turismo. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério.

#PraCegoVer: Certificado de renovação emitido pelo Ministério do Turismo atestando a integração de Caraguatatuba no Mapa do Turismo 2022 (Imagem: Divulgação)

Caraguatatuba está inserida na Região Turística do Litoral Norte de São Paulo e se junta a outras 2.631 cidades do país destacadas no Mapa do Turismo 2022. Esse resultado é consequência do intenso trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), voltado ao fortalecimento do turismo como grande vetor de desenvolvimento, gerador de renda e emprego.

“A presença no Mapa do Turismo confirma a seriedade das ações realizadas pela gestão do prefeito Aguilar Junior, que nos incentiva no sentido de potencializar ainda mais a atividade turística, por meio de um trabalho cooperado, com apoio de um ativo Conselho Municipal de Turismo e da regionalização, mediante parceria com o Circuito Litoral Norte”, afirmou a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.

Mapa do Turismo 2022

O Mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

As cidades são classificadas de A a E, de acordo com as necessidades. Caraguatatuba obteve a classificação B. A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de empregos e estabelecimentos de hospedagem, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Essas informações estão disponíveis em www.mapa.turismo.gov.br.

Cadastur

É importante lembrar que o registro de empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é fator essencial para elevar a categorização do município dentro do mapa. O registro é gratuito e pode ser feito no site www.cadastur.turismo.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.

Veja as últimas notícias