EnglishPortugueseSpanish

Caraguatatuba retoma Festa do Divino Espírito Santo após dois anos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Em homenagem ao padroeiro da Catedral Diocesana de Caraguatatuba, teve início, na última sexta-feira (29), a 31ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, uma das celebrações mais tradicionais da cidade. A abertura das festividades começou com a realização de missa em comemoração ao aniversário de 23 anos da Diocese.

#PraCegoVer: Membros da Igreja Católica durante celebração religiosa na Catedral Divino Espírito Santo (Foto: Divulgação/Diocese de Caraguatatuba)

A festa ocorre na própria Catedral do Divino Espírito Santo, localizada na Av. Amazonas, número 1665, bairro Indaiá, após dois anos de hiato da programação presencial devido à pandemia de Covid-19.

O evento, que possui o tema religioso “O sopro do Divino, a esperança se renova”, ocorrerá durante os próximos quatro finais de semana, sempre de sexta-feira a domingo. A programação é iniciada com a Santa Missa, às 19h30, e segue até meia-noite.

Como de costume, a festa terá quermesse com venda de comidas e bebidas, como o tradicional bolinho caipira, pastéis, mini pizzas, entre outras opções gastronômicas. Além disso, ocorre o ‘Show de Prêmios’, que oferece eletrodomésticos, eletroeletrônicos e dinheiro entre R$ 200 e R$ 10 mil.

“São 31 anos de tradição que retomamos com grande entusiasmo após dois anos de pandemia”, afirmou o pároco da Catedral, Padre Vladimir Ferreira. “A Coroa do Divino (celebração de sete dias), acontecerá entre 30 de maio e 5 de junho – Dia de Pentecostes. Venha celebrar conosco os sete dons do Divino e festejar essa festa bonita e conhecida”, acrescentou o sacerdote.

#PraCegoVer: Bolinho caipira de milho servido em travessa de junco (Foto: André Fortes/UOL)

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna da catedral.

Encerramento                                                           

O encerramento da programação ocorrerá no próximo dia 5 de junho, domingo de Pentecostes, com o tradicional Desfile da Cavalaria, que terá concentração a partir das 8h, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro, e saída do local às 10h. O percurso deve seguir até a Catedral Divino Espírito Santo. O público também poderá acompanhar a cavalgada em Passeio Ciclístico.

Após chegarem à catedral, os festeiros procedem com levantamento da Bandeira do Divino. Em seguida, tem a partilha de alimentos, quando será servido o almoço, o tradicional afogado, ao som de cantorias e apresentações de grupos folclóricos de Caraguatatuba, enlaçando a cultura popular com a religiosidade.

Serviço

31ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

Festa social com missa, quermesse e show de prêmios

Data: sexta a domingo, até o dia 29 de maio, a partir das 19h30
Local: Catedral Divino Espírito Santo
Endereço: Avenida Amazonas, 1.665 – Indaiá

Desfile da Cavalaria do Divino Espírito Santo e passeio ciclístico
Data: domingo (5 de junho), com concentração às 8h
Local: saída da Praça da Cultura (Avenida da Praia) – Centro

Informações: (12) 3887-2982

Veja as últimas notícias