EnglishPortugueseSpanish

Sucesso de público, Festival Saberes e Sabores Caiçaras movimenta R$ 1,3 milhão na primeira edição do evento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

O 1º Festival Saberes e Sabores Caiçaras, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), movimentou aproximadamente R$ 1,3 milhão em vendas, entre os dias 20 e 23 de abril. Com o objetivo de valorizar, promover e difundir as tradições artesanais e culinárias locais, o evento reuniu cultura, gastronomia, música e grande público na Praça da Cultura, no Centro.

#PraCegoVer: Foto mostra a Praça de Alimentação do 1º Festival Saberes e Sabores Caiçaras (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

Nos quatro dias de festividade, foram comercializados 2.500 pratos, 2.000 bolinhos de mexilhão, 3.370 porções, 1.000 hambúrgueres, 100 quilos de mexilhão, 6.500 doces, 70 quilos de pipoca, 200 litros de sorvete, mais de 160 potes de tempero, além de 370 garrafas de destilados e 3.500 litros de chopps e cervejas artesanais, nos mais de 10 estabelecimentos participantes. O evento também expôs 375 peças de artesanato.

De acordo com a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o resultado superou as expectativas da organização. “O festival foi um grande sucesso, atraindo mais de 14 mil pessoas no total. Essa foi a primeira edição de um sonho que há muito tempo planejávamos presentear nossa cidade. Agradecemos o empenho de todos comerciantes, artesãos, agricultores, ceramistas, maricultores e, claro, ao prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, equipe da Setur e a população de Caraguá que abraçou o festival. Que venham as próximas edições”, agradeceu.

#PraCegoVer: Foto com foco no chefe João Caiçara dando sua aula-show com a panela com mexilhões em primeiro plano (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

Além da comercialização dos pratos gastronômicos, a programação do Saberes e Sabores Caiçaras contou com a exposição e venda de produtos produzidos por produtores rurais, ceramistas e artesãos do município. O festival teve ainda apresentações musicais e abertura com aula-show do chefe João Carlos Oliveira, conhecido como João Caiçara, do Restaurante Caiçara’s. As receitas preparadas e servidas ao público foram ‘caponata de berinjela japonesa’ e o tradicional ‘marisco lambe-lambe’, com mexilhões da Fazenda Marinha da Cocanha, ambos os produtos cultivados localmente.

Os ambientes temáticos também movimentaram com o festival. No Espaço Kids, mais de 1.300 crianças puderam aproveitar as brincadeiras caiçaras de antigamente e o projeto ‘Brinquedos Reciclados’ com as aventuras de Bob, da história em quadrinhos ‘O mistério da Ilha’. Já a Casa Caiçara, encantou moradores e turistas com momentos especiais, como o trançar da rede de pesca, feita por Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras. Na casinha típica, foram servidos e vendidos café e bolos variados, que remeteram a memória afetiva dos presentes no evento.

Veja as últimas notícias