Artesãos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima são contemplados com alvarás de funcionamento

Facebook
Twitter

Os artesãos que trabalham no Polo da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade, foram contemplados nesta segunda-feira (25/9) com o alvará de funcionamento dos seus boxes.

#PraTodosVerem: Dona Maria das Graças e Seu Custódio recém documento alvará das mãos do prefeito Aguilar Junior. Casal atua há 14 anos na Praça do Artesão

No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.

Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.

Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e suvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.

São pelo menos 58 profissionais cadastrados e alguns deles aguardavam desde 2020 pelo documento. A entrega foi realizada na Secretaria de Turismo e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior e do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano.

“Foi um processo importante, pois os artesãos nos procuraram para trazer algumas demandas e reivindicações, inclusive com os horários de funcionamento. O prefeito Aguilar Junior imediatamente atendeu o grupo e propôs uma nova lei na Câmara que foi aprovada. Agora eles recebem o alvará regularizando a sua atividade”, explicou Tavano.

Quem ficou feliz com o documento foi a artesã Rosana Grima. “Quero agradecer o prefeito por ter nos ouvido, ajustando a mudança de horários que ficou bom para nós e para a Prefeitura. Essa união só contribui com o artesão e com a cidade”, disse.

Dona Maria das Graças e Seu Custódio atuam há 14 anos na Praça do Artesão. “Ficamos muito felizes por esse avanço, é um documento importante para nós e temos certeza que teremos boas vendas”.

O prefeito Aguilar Junior fez questão de destacar o diálogo com os artesãos. “Recebemos a demanda dos profissionais e promovemos o diálogo para chegar a um consenso. A Praça Diógenes é um lugar muito visitado e a tendência agora é ter um movimento maior. Agora vamos trabalhar em outros pontos como banheiro, segurança e atrações culturais”, comentou.

Os artesãos que ainda não retiraram seus alvarás podem se dirigir até a próxima sexta-feira (29/9) na sede da Secretaria de Turismo, das 9h às 16h.

Veja as últimas notícias