Cultural

Os saberes e fazeres culturais do povo de Caraguatatuba tem origem na riquíssima miscigenação de povos indígenas, negros e caiçaras. Política e economicamente emancipada desde 1857, momentos históricos são revelados para quem transita pela cidade por monumentos tombados pelo patrimônio: coreto, fonte, estátua e obelisco, entre outros marcos tradicionais.

No Museu de Arte e Cultura é possível acompanhar em detalhe essa trajetória, sentar para ouvir causos em uma casinha caiçara e prestigiar exposições das mais diversas vertentes das artes plásticas.

Uma grande diversidade de técnicas manuais pode ser encontrada na Feira Municipal de Arte e Artesanato. São mais de 90 artesãos no Centro e mais 12 boxes na Martim de Sá. Souvenirs, tererês, tranças raiz, tatuagens de henna e o artesanato identitário com materiais típicos como fibras, conchas e escamas enchem os olhos dos visitantes.

O Teatro Municipal, sede de grandes eventos educacionais, musicais, de dança e teatro, enormemente elogiado por artistas e produtores que por ele passaram, é o maior do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Biblioteca pública e de artes, arquivo municipal e espaço Hartãt – acervo indígena – são outros pontos de divulgação e vivência histórico-culturais.

Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

Atrativos Culturais