EnglishPortugueseSpanish

Santo Antônio: padroeiro de Caraguatatuba é celebrado durante missas e festividades na última segunda-feira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

As celebrações em homenagem a Santo Antônio movimentaram centenas de fiéis na última segunda-feira (13) em Caraguatatuba, que tem o santo como padroeiro da cidade. O dia festivo contou com missas, procissão, casamento comunitário, distribuição dos pães abençoados, a tradicional venda do “bolo casamenteiro”, entre outras atividades.

#PraCegoVer: Casais no alta da igreja após celebração de casamento comunitário (Foto: Eduardo Ribeiro/Santuário Diocesano)

No Santuário Diocesano de Santo Antônio, as comemorações iniciaram-se às 8h com a Missa Solene pelo 3º Aniversário do Santuário Diocesano e, seguiram com a celebração do casamento comunitário, que neste ano marcou a união de oito casais, atraindo famílias e devotos do santo padroeiro.

Após a última das três missas, por volta das 19h30, os fiéis se colocaram em caminhada para a procissão com a imagem de Santo Antônio à frente pelas principais ruas centrais da cidade. Os moradores foram convidados a ir para as janelas e sacadas para receber as bênçãos de Santo Antônio.

#PraCegoVer: Mulher cortando o bolo casamenteiro durante a Festa de Santo Antônio (Foto: Eduardo Ribeiro/Santuário Diocesano)

Ao longo do dia, foram entregues 2,5 mil unidades de pães abençoados aos fiéis que chegavam até o santuário. Houve ainda a partilha de quatro “bolos casamenteiros”, sendo mais de 4 mil pedaços vendidos, entre os quais, de 800 a 900 estavam com as tradicionais medalhinhas de Santo Antônio. A tradição diz que quem achá-las está a um passo do casamento.

Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, as comemorações da 169ª Festa de Santo Antônio, seguem até o próximo dia 26 de junho. A parte social do evento inclui ‘show de prêmios’ e a tradicional quermesse, com diversas opções gastronômicas. A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, a partir das 20h, na praça de alimentação da igreja e no Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.

Corpus Christi 

Nesta quinta-feira, 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

#PraCegoVer: Fiéis andando por ruas centrais de Caraguatatuba durante procissão de Santo Antônio (Foto: Bia Gomes/PMC)

O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (até o dia 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h

Veja as últimas notícias