EnglishPortugueseSpanish

38ª Festa de Iemanjá de Caraguatatuba reúne mais de 10 mil em apenas um dia de celebrações

Facebook
Twitter

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu no sábado (10), a 38ª Festa de Iemanjá. O evento excedeu as expectativas e teve a presença de mais de 10 mil pessoas. As celebrações preencheram cerca de 500 metros da faixa de areia da Praia do Centro.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa durante abertura da 38ª Festa de Iemanjá de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A festa teve a participação de 50 casas religiosas de cidades como Amparo, Biritiba Mirim, Botucatu, Caçapava, Campinas, Itatiba, Jacareí, Extrema, Guararema, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São Paulo, Suzano, Taubaté e Valinhos, além de cinco de Caraguatatuba.

O evento começou por volta das 18h do sábado e terminou às 6h do domingo (11). A Festa de Iemanjá contou com espaços determinados para cada uma das casas religiosas.

A abertura oficial do evento contou com as apresentações do grupo de Maracatu Ode da Mata e do Mestre de Curimba Severino Sena. Na sequência, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, comandou a abertura oficial do evento, além de participar da tradicional cerimônia da entrega da oferenda para Iemanjá.

“É uma alegria estar novamente participando da Festa de Iemanjá, tenho um carinho por esse evento. Esse ano, batemos o recorde de casas participantes. Agradeço a todos pelo empenho”, disse.

“Não podemos deixar de lembrar da vida do Pai Milton, precursor deste lindo evento e que infelizmente nos deixou. Envio a família aqui presente meu respeito e carinho. Hoje a Festa de Iemanjá é o que é por conta de seu trabalho e esforço no passado”, explicou.

Aguilar Junior aproveitou ainda para anunciar que a 39ª Festa de Iemanjá de Caraguatatuba já tem data marcada para ser realizada no dia 9 de dezembro de 2023.

A Mãe Kris Tirado, da Casa Esmeralda, parabenizou a administração pública e o prefeito Aguilar Junior. “Agradeço imensamente ao prefeito. Nunca vi um prefeito de outra religião amar os seus munícipes da umbanda com tanto carinho. A Prefeitura de Caraguatatuba em sua administração nos auxilia em tudo, mostrando o que é ser um verdadeiro político”, disse.

#PraTodosVerem: Fogos estoura em céu com Iemanjá no foco da foto (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Após a abertura, Aguilar Junior foi recepcionado pelas cinco casas de Caraguatatuba, sendo elas, Casa Esmeralda, Templo Escola Fraternidade e Luz, Templo de Umbanda Caboclo 7 Estrelas, Casa Holística Vó Chica e Terreiro Mestre Baiano Severino.

Adriano Balbino da Silva, filho do Pai Milton da Casa Baiano Severino lembrou da luta e empenho de seu pai. “Ele sempre lutou para que a religião seja reconhecida e contra o preconceito. Seu legado será sempre lembrado e estará conosco. Honraremos para sempre o nome Balbino em sua homenagem. Agradeço a administração municipal por todo apoio”, disse.

Suzana Magalhães, da cidade de Mogi das Cruzes, avaliou a sua segunda presença na Festa de Iemanjá de Caraguatatuba. “Fiquei impressionada com o carinho e cuidado. Todas as tendas bem montadas e as estruturas em si. Parabenizo a administração municipal por tudo, estou aqui pela segunda vez e tudo só melhorou”, conta.

A Festa de Iemanjá faz parte do calendário oficial de eventos do município, de acordo com a Lei 2.267, de 12 de janeiro de 2016, aprovada e sancionada pela Câmara Municipal. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Veja as últimas notícias