EnglishPortugueseSpanish

Turismo de base comunitária de Caraguatatuba é destaque na Marina Week 2022 – A Semana do Mar em São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

As ações para fortalecimento do turismo de base comunitária em Caraguatatuba foram destaque no primeiro dia da Marina Week 2022 – A Semana do Mar de São Paulo, realizada de 1º a 5 de junho, no Memorial da América Latina, na capital paulista.

#PraCegoVer: Da esquerda para a direita, José Donizete Oliveira e Eduardo Gigliotti posam para foto no estande da Amapec na Marina Week 2022 (Foto: Regis Thiago/Jornal Massaguaçu)

Na quarta-feira (1º), compondo o Seminário Cultura Oceânica nas Escolas, os representantes da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Donizete Oliveira e Eduardo Gigliotti, apresentaram o projeto ‘Rancho-Escola’, que tem como objetivo contribuir para uma cultura oceânica na sociedade, em especial entre crianças e adolescentes, por meio da educação ambiental.

A iniciativa abre as portas da comunidade local para escolas do município e região, proporcionando aos alunos a vivência intercultural em meio à natureza e aos saberes e costumes caiçaras, podendo observar de perto o processo de preparo do marisco para o comércio e consumo, entre outras etapas do trabalho relacionado à pesca e a maricultura. O projeto tem apoio da Prefeitura, entre a parceira das secretarias de Turismo e de Educação.

#PraCegoVer: Estande da Amapec na Marina Week 2022 (Foto: Regis Thiago/Jornal Massaguaçu)

Na ocasião, a Amapec também apresentou os roteiros turísticos de base de comunitária promovidos pela associação, como a Visita à Fazenda Marinha de Mexilhões, o Mergulho Panorâmico no Entorno das Ilhas da Praia da Cocanha e a Degustação da Culinária Tradicional Caiçara, além de expor projetos e artesanato local em estande próprio. A participação no evento se deu a convite do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Com o objetivo de reunir especialistas para discutir questões cruciais sobre o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura oceânica, a Marina Week é promovida pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico (IO) e de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a revista Scientific American Brasil.

Para conhecer mais sobre as ações da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (12) 99767-2163 e (12) 99767-7602, ou acessar o Instagram (@fazendamarinhadacocanha).

Veja as últimas notícias